PROCURE O QUE PROCURA AQUI...

Carregando...

CONTEÚDO...

NESTE BLOG VOCÊ ENCONTRARÁ BRINCADEIRA E DINÂMICAS DIVERSAS; BRINCADEIRAS PARA CHÁS DE BÊBÊ, MULHERES ETC.... E OUTROS (ESCREVA A PALAVRA CHAVE NO CAMPO "PESQUISAR" E ACHE O QUE VOCÊ QUER

HORA DE BRINCAR

ENCONTRE ARTESANATO FÁCIL PARA DIVERSAS OCASIÇÕES; MOLDES DE CONVITES PARA DATAS IMPORTANTES E ETC

ENCONTRE ARTESANATO FÁCIL PARA DIVERSAS OCASIÇÕES; MOLDES DE CONVITES PARA DATAS IMPORTANTES  E ETC
AO COPIAR ALGUM CONTEÚDO, DIVULGUE O BLOG COMO RETRIBUIÇÃO

sexta-feira, 15 de julho de 2011

BRINCADEIRAS ANTIGAS

RESGATANDO BRINCADEIRAS ANTIGAS

PASSA ANEL: Em roda. Os participantes ficam com as mãos juntas e um deles com um anel escondido. A pessoa que está com o anel vai passando suas mãos dentro das mãos dos outros participantes até escolher um deles e deixar o anel cair em suas mãos, sem que os outros percebam. Depois escolhe uma pessoa e pergunta-se “fulano, com quem está o anel?” e a pessoa escolhida deve acertar.
b______ r ______i ______ n ______c ______a ______r


PIÃO: um pião de madeira enrolado num barbante. Puxa-se a ponta do barbante e este sai rodopiando. A grande diversão é observar o pião rodando.
b______ r ______i ______ n ______c ______a ______r


PULAR CORDA: duas pessoas batem a corda e outra pula. Durante a execução da brincadeira os batedores vão cantando “um homem bateu na minha porta, e eu abri. Senhoras e Senhores põe a mão no chão; senhoras e senhores pulem com um pé só; senhoras e senhores dêm uma rodadinha e vai pro olho da rua" (Durante a música, a pessoa que está pulando deve fazer o que a música pede). Ao final, o pulador deve sair da corda sem errar.
b______ r ______i ______ n ______c ______a ______r


AMARELINHA: risca-se a amarelinha no chão, de 1 a 10, fazendo no último número um arco para representar o céu. Pula-se com um pé só, dentro de cada quadrado.

1ª etapa - O primeiro jogador, joga a pedra naprimeira casa (1) e com um pé só pula esta pisando no 2, depois no 3 e 4 ao mesmo tempo, depois no 5 com um pé só, e depois no céu ( 6 e 7) com os dois pés ao mesmo tempo. Vira e
volta, quando chegar no 2 pega a pedra no 1 e pula fora. Depois joga no 2. Pula no nº 1 com um pé só, salta o 2 e assim por diante. Não pode pisar na linha senão é a vez do outro.  

2ª etapa - Chutinho - Joga-se a pedra perto,
antes da amarelinha. Começa a chutar sem tocar nos riscos, se errar é a vez de outra criança.

3ª etapa - Joga-se sem pedra com os olhos vendados, então diz: pisei? E as outras crianças respondem não. Se pisar e disserem sim é a vez de outra. 

4ª etapa - De costas, joga a pedra por trás de si, sem ver ainda onde parou. Onde a pedra cair exclui-se marcando um x com giz. Vira e começa a pular igual à primeira etapa, porém na casa excluída pode-se pisar com os dois pés.
b______ r ______i ______ n ______c ______a ______r

 ESCRAVOS DE JÓ: dois participantes cantam a música “escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá”. Cada um com uma pedrinha na mão vai trocando-as e fazendo o que diz a música. 
b______ r ______i ______ n ______c ______a ______r

BOLA DE GUDE: essa brincadeira tem várias formas de se jogar, como box, triângulo, barca e jogo do papão, onde os participantes devem percorrer determinados caminhos, batendo uma bolinha na outra e, ao final, acertar as caçapas.

BOX
Preparando o jogo...

  • Risque um quadrado com 45cm de lado.
  • Distribua bolinhas dentro dele em quantidade equivalente ao número de jogadores
Jogando...

  • O primeiro jogador atira uma bolinha a um "palmo" de distância de qualquer lado do quadrado, com o objetivo de tirar acertar as bolinhas colocando-as para fora.
  • O jogador fica com a bolinha atingida desde que a bolinha que foi atiradatambém saia do box.
  • Se ficar no box a bolinha atiradora vira alvo do próximo jogador e se não for atingida o primeiro jogador a recupera na próxima vez que jogar
  • Se for atingida seu dono deve dar ao adversário todas as bolinhas que ganhou até então e recebe de volta sua bolinha atiradora.
  • Vence o jogador com maior número de bolinhas.

TRIANGULO

Idêntico ao jogo anterior basta trocar o quadrado pelo triângulo!


b______ r ______i ______ n ______c ______a ______r

BATATA QUENTE: os participantes sentam-se em círculo e uma pessoa fica de fora. Vão passando uma bola, bem rápido, de mão em mão e o que está de fora, de costas para o grupo, grita “batata quente, quente, quente, ..., queimou!”. Quem estiver com a bola quando o colega disser ‘queimou’, é eliminado da brincadeira. O vencedor será aquele que não for eliminado.

Outra opção de canção: (cantar rimando) Batata que passa quente, batata que já passou, quem fcar com a batata, coitadinho se queimou! Quando disser queimou, a pessoa que estiver com o objeto na mão, sai da roda. 
b______ r ______i ______ n ______c ______a ______r

Nenhum comentário:

Postar um comentário